Menu fechado

Tudo o que você precisa saber sobre Energia Solar

Tudo sobre casa sustentável com energia solar fotovoltaica

casa sustentável

Em nosso cotidiano, pensamentos sobre ter uma casa sustentável está cada vez mais presente, onde a cada dia existem novas soluções, produtos e técnicas que visam a redução do impacto das nossas ações no meio ambiente. Uma dessas soluções é a criação de casas sustentáveis, com tecnologia fotovoltaica, que usa a energia solar para o fornecimento de energia.

As casas sustentáveis são projetadas com a premissa básica de respeito ao meio ambiente, seguindo os princípios de sustentabilidade e garantia do bem-estar daqueles moradores.

Você sabe o que é uma casa sustentável?

Podemos considerar como uma casa sustentável aquela que foi projetada para respeitar o meio ambiente, sem agredi-lo com materiais que demoram a se decompor ou que poluem.

Seguem os princípios da sustentabilidade sem que os moradores percam o conforto e o seu bem-estar.

Os materiais utilizados na sua construção visam a economia de energia, com sistema de reciclagem de lixo e com produção de alimentos orgânicos.

coleta seletiva de lixo

Falando assim, parece que é um conceito muito futurista, fora da realidade brasileira, até um pouco utópico.

Mas o investimento em uma casa sustentável é muito mais simples do que se pode imaginar.

Entendendo como funciona uma casa sustentável

Uma casa sustentável possui muitas diferenças em relação às casas comuns, iniciando pelos materiais que são utilizados no momento da construção.

No quesito obra, podemos dizer que um projeto referente à uma casa sustentável possui 3 pilares: Captação de recursos hídricos, energia alternativa e materiais sustentáveis.

Captação de recursos hídricos:

captação de agua da chuva

A captação de água pode ser realizada de várias formas, que pode iniciar com a captação de água para ser utilizada na descarga do banheiro e para uso doméstico, como lavar calçadas, pisos.

A captação de água com um sistema de tratamento para que ela possa ser utilizada para o consumo.

E a abertura de poços artesianos e/ou cisternas.

O principal objetivo deste pilar é a economia de água a longo prazo, tornando-se até uma vantagem econômica, quando falamos em grandes empreendimentos, como empresas e/ou condomínios.

As indústrias também podem adotar esse modelo, visto que elas são responsáveis por parte da crise hídrica do Brasil.

Utilização de energia solar fotovoltaica:

casa sustentavel com energia solar fotovoltaica

Esse é um dos pilares mais procurados pelas residências e condomínios, pois os benefícios podem ser percebidos em um curto espaço de tempo.

A utilização de painéis para captação da energia solar, é uma das melhores formas para reduzir a conta de luz no final do mês, onde é possível conseguir uma redução de até 95%, sem contar na economia dos recursos hídricos utilizados na geração da energia, no modo atual.

Esses projetos inteligentes utilizam a energia captada onde realmente é necessário, como: lâmpadas, chuveiro, ar condicionado ou eletrodomésticos.

Um dos pontos levantados em relação à captação de energia solar é o custo envolvido no processo de manutenção.

Uma das saídas encontrada foi a energia solar fotovoltaica que elimina a necessidade de manutenção constante e periódica.

Utilização de materiais sustentáveis:

A indústria da construção civil é uma das responsáveis pela poluição no mundo, ocupando a segunda posição, graças aos dejetos que são despejados na natureza sem nenhum cuidado.

Uma solução foi a criação de materiais alternativos, como madeira plástica no lugar dos tijolos, blocos concretados além das tintas sustentáveis são soluções mais inteligentes, e não agridem a natureza.

Quais as características das casas sustentáveis

Existem diversas características para que uma casa seja considerada sustentável, mas a principal delas é a consciência com o meio ambiente e o compromisso com a sustentabilidade.

Vamos conferir algumas características marcantes dessas casas:

  • Uso de sistema hidráulico e elétrico que possibilite o uso racional da energia elétrica e também da água. O intuito desses sistemas é evitar o desperdício.
  • Uso de madeira certificada ou ecológica, como a madeira plástica.
  • Projetos que priorizem a iluminação natural de um ambiente, visando a economia da energia.
  • Projetos de construção civil que não poluam o meio ambiente, que não gerem poluição de água e também do ar.
  • Uso de sistemas para captar a água da chuva para uso.
  • Criação de sistema térmico que reduza o uso do ar condicionado, onde uma das soluções pioneiras é a implantação do telhado verde, que além de ampliar a vegetação da casa, reduz o calor interno da residência.

Existem diversas outras características que podem distinguir uma casa sustentável de uma casa comum, mas com essas características fica fácil perceber as diferenças.

A energia solar gera um dos melhores exemplos de casa sustentável veja:

Energia solar para uma casa sustentável

A energia solar é oriunda do calor gerado pelo sol, que pode ser aproveitada e utilizada por diversas tecnologias, como: energia solar fotovoltaica, entre outros.

A energia solar é uma fonte limpa de energia, pois ela é renovável e também sustentável.

Falando um pouco mais sobre a energia fotovoltaica, ela é obtida através da conversão da luz do sol em eletricidade, através do efeito conhecido como fotovoltaico.

Podemos considerar a célula fotovoltaica como a unidade fundamental para o processo de conversão.

A energia fotovoltaica é a fonte de energia que mais cresce no mundo da sustentabilidade.

A conversão da luz solar é realizada através do silício cristalino, além de materiais que são semicondutores.

Apesar de estar sendo falada com mais frequência nos últimos anos, ela existe a mais de 100 anos e já está sendo utilizada em diversas residências e indústrias para geração de energia elétrica.

O sistema fotovoltaico é composto: Inversor solar, painéis para captação da luz solar, cabeamentos, material elétrico, um sistema para fixar as placas solares e os conectores, para que tudo funcione corretamente.

Quais as vantagens na utilização da energia solar fotovoltaica:

A principal vantagem é o cuidado com o meio ambiente e a preocupação com a preservação ambiental, porém outras vantagens que serão listadas a seguir:

  • Energia limpa e sustentável;
  • Facilidade de instalação;
  • Sistema silencioso;
  • Confiabilidade no sistema;
  • Fonte inesgotável de energia;

Projetos de casas sustentáveis no Brasil

Apesar da maioria das casas em território nacional ainda seguem o padrão antigo de construção civil, existem projetos brasileiros em diversas cidades de casas sustentáveis que visam o respeito com o meio ambiente, vamos conhecer alguns projetos bem interessantes.

Veja aqui alguns exemplos de casas sustentáveis no Brasil:

casa sustentavel bambu
  • Casa de Bambu (Niterói – Rio de Janeiro): A responsável pelo projeto foi a arquiteta Celina Llerena, que escolheu o bambu com matéria prima para sua construção, por ser um material ecologicamente biodegradável. O projeto teve baixo custo e muito versátil.


  • Toda a fundição foi realizada com manilhas e preenchidas com concreto ciclópico (que são de pedras amassadas) e vigas pré-moldadas.
casa sustentavel 88
  • Casa 88°premiada (Boa Vista – São Paulo): A casa foi desenvolvida seguindo os preceitos da sustentabilidade, possui integração e inovação tecnológica, em perfeita harmonia com a natureza.

    Todos os materiais utilizados na sua criação são sustentáveis.

    O projeto foi assinado pelo Atelier O´Reilly Architecture & Partners, foi premiado na categoria Profissional, Modalidade Residencial de 2015, do Saint Gobain.
casa sustentavel hlc
  • Casa HLC (São Paulo capital): O projeto foi assinado pela arquiteta Kika Camasmie, onde tem como base 2 elementos:

  • Vegetação para que fosse possível controlar o microclima e também para ajudar na permeabilidade do terreno;
  • Pinus que é um tipo de madeira que possui ciclo de renovação rápido e a cor branca, para que a radiação solar fosse refletida pelos cômodos e também para ajudar no controle térmico.

O projeto recebeu a certificação Referencial GBC Casa.

Como construir uma casa ecologicamente sustentável

O conceito da casa sustentável possui diversas ideias interligadas que vão desde das construções bioclimáticas até a arquitetura sustentável, com uso de técnicas e também de processo que possuem baixo consumo energético, materiais que são reaproveitados e até mesmo ingredientes que possuem um impacto menor na natureza.

Não existe uma construção sustentável que não possua consciência ecológica em conjunto com a demanda de habitação.

A concretização dos métodos sustentáveis aumenta a qualidade de vida dos moradores, além da redução dos riscos que uma moradia “comum” possui.
Além disso, existe a valorização do imóvel, redução dos custos envolvidos na manutenção.

Conheça alguns conceitos para aplicação na construção de uma casa sustentável:

  • Telhado verde: É uma técnica que visa a impermeabilização natural de uma casa, para que em seguida, receba solo fértil e depois vegetação. Com isso você ganha um jardim suspenso no seu telhado, possibilitando a redução do calor no interior da sua moradia.
  • Sistema de coleta e armazenamento da água de chuva: Visa a redução do consumo da água encanada, onde a água que é coletada pode ser utilizada para limpeza de pisos, área, descarga entre outros. É possível ter um sistema para limpeza para torna-la potável, diminuindo ainda mais o consumo da água.
  • Sistema para captação da luz solar: Um dos principais pontos de uma casa sustentável é a eficiência energética, através do uso de placas para captação da luz do sol.
    Mesmo com esse recurso, é aconselhável aproveitar a beleza da iluminação natural nos ambientes.
  • Materiais sustentáveis e aplicação de técnicas com baixo impacto ambiental:
    existem diversos materiais que podem ser reaproveitados ou reciclados, como:

Cimentos que são fabricados à base dos resíduos industriais, painéis que são criados a partir do bagaço vegetal, materiais de demolição como o bambu ou a madeira de demolição, tijolos sustentáveis entre muitos outros.

Todos esses materiais listados são sustentáveis, não agridem a natureza e são utilizados em construções sustentáveis.

Conclusão

Existem várias formas e materiais para que você tenha uma casa sustentável, e esse conceito pode ser utilizado no projeto e até mesmo com a transformação de casas já prontas.O sistema de energia solar fotovoltaico tem uma grande viabilidade para casas, empresas e fazendas prontas por essa facilidade tem sido o primeiro item a ser implementado para contribuir com o meio ambiente, economizar em energia elétrica e demonstrar a consciência ecológica que é essencial para um futuro melhor para todos.

Compartilhe em suas redes sociais:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

MATRIZ: Rua Custodio de Melo, 54
Liberdade – Belo Horizonte – MG
(31) 99522-1214

FILIAL: Av Pres Tancredo Neves, 420
Centro – Cláudio  –  MG
(37) 99963-6294