Menu fechado

Tudo o que você precisa saber sobre Energia Solar

Gerador de energia solar: Invista e economize ao mesmo tempo

gerador de energia solar

O gerador de energia solar é um mecanismo para conversão de energia do sol em energia elétrica, que pode ser utilizada em residências, indústrias, empresas comerciais e fazendas.

Chamamos de energia fotovoltaica, o princípio deste mecanismo.

Para quem está buscando economia na conta de luz no final do mês ou está buscando soluções limpas que não agridam o meio ambiente, a energia solar é a melhor solução.

Graças ao desenvolvimento tecnológico, podemos chegar a uma solução limpa, onde milhões de pessoas ao redor do mundo já conseguem gerar sua própria energia de forma sustentável, respeitando o meio ambiente.

Se geramos luz durante muitos anos através das hidrelétricas, porque não gerar energia utilizando uma fonte inesgotável de energia limpa, já que ela é vêm da luz solar. O nosso planeta agradece!

planeta sustentável
Por um planeta mais sustentável

O sistema de gerador de energia fotovoltaico possui diversas aplicações, onde as mais comuns são utilizadas na produção de energia para sua própria residência ou para sua empresa.

Ele também é utilizado como um recurso emergencial e como fonte de energia para áreas remotas, que não possui energia que venha de alguma companhia elétrica.

Quais os tipos de gerador de energia solar

Existem dois tipos de sistemas fotovoltaicos que são responsáveis por geração de energia, que são os sistemas conectados à rede (On Grid) e os sistemas isolados (Off Grid).

Sistema de energia solar On Grid é o mais econômico

Gerador de energia solar on grid
Gerador de energia solar on grid

Os sistemas On Grid estão crescendo no mercado brasileiro, devido ao menor custo de instalação/manutenção e por apresentar maior rentabilidade e confiabilidade ao consumidor final.

Mesmo tendo dois tipos de sistemas, existem as variações destes sistemas, como os sistemas isolados que podem possuir ou não armazenamento, e ainda os sistemas híbridos, que são exatamente o que seu nome sugere, funcionam com uma mistura dos dois sistemas.

Apesar dos sistemas partirem de um mesmo princípio, que tem entrega a geração de energia elétrica, os sistemas são diferentes na forma como a energia é armazenada e/ou consumida.

Visto que a energia após ser gerada, ela pode ser consumida direto ou ser alocada, e é nisso que os sistemas On e Off Grid diferem.

No sistema On Grid a energia que não é consumida é direcionada para a rede elétrica, o sistema Off Grid possui um sistema de armazenamento em baterias.

Entendendo o funcionamento do gerador de energia solar

Entenda aqui o princípio do sistema de energia solar, independente do tipo de gerador de energia solar que foi escolhido.

Eles fazem uso dos módulos fotovoltaicos utilizados para a captação da energia do sol, para que então seja realizado a conversão em energia elétrica, que é acontece com o efeito fotovoltaico.

Essa descoberta aconteceu em 1839 pelo francês Edmond Bequerel, um físico da época, onde o processo consiste no aparecimento da diferença em potencial dos extremos dos semicondutores, enquanto acontece a absorção da luz que está visível.

Esses módulos, foram denominados como painéis ou placas solares, que possuem em sua composição células fotovoltaicas criadas a partir de semicondutores, como o silício (que é o material mais comum), sendo os responsáveis pela geração da energia.

Ela é gerada em uma corrente contínua (CC), que será transformada em corrente alternada (CA), para atender os requisitos da rede elétrica, onde existe o padrão dos aparelhos elétricos.

O inversor solar tem a responsabilidade de transformar a corrente contínua em corrente alternada, sendo um dos principais equipamentos que compõem o sistema.

Funcionamento do gerador de energia solar conectado à rede (On Grid)

Os sistemas On Grid estão diretamente conectados à rede elétrica e atuam de forma conjunta.

  1. As placas solares realizam a captação da luz do sol e fazem a conversão da energia elétrica em corrente contínua (CC).
  2. Essa energia, é enviada diretamente ao inversor, que realiza a transformação em corrente alternada (CA)
  3. A energia é enviada ao quadro de força para alimentação de residências, indústrias dentre outras.

O inversor atua como um misturador de energia, realizando a integração entre a energia da rede e o quadro de luz, e quando necessário inserindo a energia excedente no sistema da concessionária.

Funcionamento quando não tem sol:

O gerador de energia funciona utilizando a luz solar e durante a noite e/ou em dias nublados ou chuvosos, onde não existe geração de energia, logo toda a energia consumida vem do crédito acumulado quando tem sol e da companhia elétrica.

A economia estimada está entre 70 e 95% na conta de energia elétrica, hoje milhares de residências, empresas e fazendas do Brasil já se beneficiam com esse sistema.

Vale a pena?

Ele compensa e muito, graças à resolução da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) na Resolução Normativa Nº 482, que estabeleceu algumas regras para a geração distribuída de energia, onde os consumidores são recompensados pela energia inserida na rede.

Traduzindo, toda a energia que o consumidor inserir na rede, será revertida em consumo e na mesma proporção.

O que diz a Legislação Vigente?

Graças as atualizações realizadas pela ANEEL, na Resolução Normativa Nº 482, existem novas modalidades de geração, dos quais possibilitam que o consumidor consiga utilizar os créditos concedidos pela Agência em abatimento pela energia consumida em outra propriedade.

Investimento e economia com geração de energia solar

Gerador de energia elétrica

Existem inúmeros benefícios que podem ser atribuídos ao sistema de geração de energia solar, onde podemos listar os principais abaixo:

Energia limpa e renovável:

  • Uma das melhores formas de produzir energia sem agredir o planeta é o gerador solar, visto que ele não tem impacto ambiental quando comparamos com as usinas hidrelétricas, pois não precisamos utilizar água limpa para inundar vales, florestas e até mesmo cidades para gerar energia elétrica.

Valorização do imóvel

  • Uma casa sustentável é mais econômica além do mais existe uma consciência ecológica crescente no país.

Valorização da marca da empresa

  • Hoje em dia, a questão da sustentabilidade está em pauta, visto todos os estragos que já causamos ao longo de todo esse tempo sem nos preocupar com o meio ambiente, logo uma empresa que prega a sustentabilidade e cuidado com o meio ambiente será visto com outros olhos perante o mercado, pois estará demonstrando sua preocupação e sua contribuição para mudar o cenário atual.

Econômia de energia elétrica

  • Produzir a sua própria energia traz uma grande redução de custos para residências, empresas e indústrias, pois todos os seus recursos que antes eram direcionados para pagamento de contas de energia elétrica, serão convertidos em investimentos em setores que estão necessitando de atenção, sem que precise gerar uma nova despesa.

Onde um gerador de energia solar pode ser utilizado

Aplicações de gerador de energia solar
Aplicações de gerador de energia solar

Como a tecnologia fotovoltaica possui módulos solares, que podem ser ampliados para gerar e/ou suprir uma demanda de consumo de energia, eles são utilizados em residências, empresas, indústrias de pequeno, médio ou grande porte.

Um gerador de energia solar que pode ser instalado em um estabelecimento comercial tem o mesmo funcionamento de um gerador instalado em uma residência, onde a única diferença é o tamanho e quantidade (módulos, inversores e equipamentos variados) e a capacidade de geração elétrica.

Gerador de energia solar para residências

É o sistema de geração de energia solar que possui maior representatividade do Brasil, além de ser o tipo que está em expansão no mercado.

No Brasil, temos mais 14mil pessoas que estão gerando a sua própria energia utilizando o sistema fotovoltaico, onde temos mais de 80% só de residências.

Gerador de energia solar para comércio/empresas

O investimento em sistemas de geração de energia solar vem aumentando com o passar dos anos, graças a grande demanda de energia e a deficiência do sistema atual.

As empresas estão percebendo as vantagens em ter um sistema para gerar sua própria energia, visando principalmente a economia e a valorização da sua marca. 

Gerador energia solar para indústrias

Mesmo que em menor proporção, as indústrias estão começando a ter representatividade nesse nicho, pois elas estão vendo os impactos que o seu consumo causa à médio e a longo prazo no meio ambiente e estão buscando novas formas para contribuir para um meio ambiente mais sadio e sustentável.

Mesmo sendo um número pequeno, no Brasil temos mais de 500 mil consumidores industriais onde apenas são 270 sistemas de geração de energia solar registrados que foram instalados, ou seja, é um campo em franca expansão.

Quais são os riscos de um gerador de energia solar caseiro

Com o aumento da procura pelo sistema fotovoltaico graças as suas vantagens e benefícios, o desejo dos consumidores estão aumentando na mesma proporção e com isso, temos um aumento dos sistemas caseiros, sem os equipamentos necessários, que podem trazer diversos riscos, já que o sistema registrado tem o custo dos profissionais envolvidos como engenheiro elétrico e equipamentos com alta segurança e desempenho.

Existem diversos documentários, procedimentos disponíveis no YouTube para instalação do seu próprio sistema solar caseiro, porém não é nada aconselhável devido aos riscos envolvidos, como:

  • Eletrocussão;
  • Queimaduras;
  • Danos aos aparelhos elétricos;
  • Danos ao sistema elétrico;
  • Queda;

Os riscos são muitos e listamos apenas alguns para que você noção do risco que está correndo se tentar fazer a instalação sozinho.

Conclusão

Contrate uma empresa de confiança no mercado, que enviará um profissional qualificado para realizar todo o processo de instalação, além do mais o projeto de instalação precisa ser assinado por um engenheiro para certificar que todo o processo foi realizado corretamente.

Compartilhe em suas redes sociais:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

MATRIZ: Rua Custodio de Melo, 54
Liberdade – Belo Horizonte – MG
(31) 99522-1214

FILIAL: Av Pres Tancredo Neves, 420
Centro – Cláudio  –  MG
(37) 99963-6294