Menu fechado

Tudo o que você precisa saber sobre Energia Solar

Top 5 Vantagens e Desvantagens da Energia Solar

vantagens e desvantagens da energia solar

A energia solar, caso você não saiba, é derivada da radiação emitida pelo sol. Como se trata de uma fortíssima fonte de energia, com o desenvolvimento tecnológico foram criadas formas de captar essa radiação e converte-la para utilização tanto em ambientes domésticos quanto em empresas e ambientes industriais.

Mas, quais são as reais vantagens de se utilizar a energia solar ao invés da energia fornecida pela concessionaria de energia elétrica com a fonte tradicional de energia (a hidrelétrica)?

 Antes da resposta,vale destacar um dado bastante curioso. Você sabia que a radiação solar que a Terra recebe durante uma hora, seria o suficiente para atender as necessidades enérgicas do planeta inteiro por 1 ano?

Isso só não acontece porque a tecnologia desenvolvida até o momento não é capaz de aproveitar todo o coeficiente de energia emitida pelo Sol.

Como o assunto é bem abrangente, abaixo você poderá analisar as 5 principais vantagens e desvantagens da utilização do sistema energia solar.

Vamos começar pelas 5 principais vantagens.

1.      Reduz a conta de luz

lampadas funcionam com energia solar

Talvez essa seja a principal vantagem, e a mais perceptível para aqueles que querem instalar um sistema de energia solar em casa, ou no próprio negócio.

A economia vai depender da capacidade instalada, mas pode até superar 95% doconsumo. Além disso, você não vai apenas economizar na conta de luz, mas também será beneficiado com créditos de energia pelo excedente gerado.

2.      Diversidade no uso

energia solar para indústrias

A energia solar gerada a partir de umsistema fotovoltaico pode ser utilizada para diversas finalidades.

Não apenas nos equipamentos eletroeletrônicos residenciais, mas também em negócios de diversos ramos, muitasempresas brasileiras já se beneficiam de uma grande economia na conta de energia elétrica.

Outro fator relevante é a sua aplicação em áreas de difícil acesso onde não há infraestrutura de transmissão elétrica suficiente.

Para se ter uma ideia, as placas de energia solar são responsáveis por manter em funcionamento dezenas de satélites que orbitam o planeta.

3.      Baixo custo de manutenção

O custo de manutenção de um sistema de energia solar fotovoltaico é bem baixo.

Em geral, basta manter o sistema limpo que ele vai ficar funcionando por muito tempo.

A peça mais comum de ser trocada é o inversor que converte a energia solar em energia elétrica, mas ainda assim, geralmente essa troca só começa a ocorrer após muito tempo de uso, havendo casos de funcionamento ininterrupto por mais de 10 anos sem necessidade de manutenção.

4.      Constante desenvolvimento

A tecnologia aplicada a energia solar está em constante desenvolvimento, o que está permitindo melhor aproveitamento da capacidade geradora dos sistemas existentes no mercado.

Ou seja, com o passar dos anos, o seu sistema de energia solar poderá gerar mais energia do que ele gera nos dias de hoje, algo pode requerer apenas pequenas “atualizações” e não um novo investimento.

5.      Energia renovável

radiação solar

Esse é o maior benefício de todos e indiscutivelmente a maior vantagem.

A energia solar, além de ser muito mais limpas do que as outras formas de energia, também está disponível durante o dia todo, visto que os painéissolares trabalham inclusive em dias nublados.

Essa disponibilidade deve continuar ao menos pelos próximos 5 bilhões de anos, que é o tempo de “vida” do sol estimado por alguns cientistas.

Como nada nessa vida é perfeito. Vamos as 5 principais desvantagens do sistema de energia solar.

1.      Custo

O custo inicial para instalação de um sistema de energia solar pode ser considerado relativamente alto, mas ao longo do tempo é um investimento que proporciona uma ótima relação de custo benefício.

Algumas instituições como Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e BNDES concedem financiamento para aqueles que quiserem instalar um sistema de energia solar.

2.      Influências climáticas

geração mesmo em dias nublados

Mesmo que o sistema de energia solar seja capaz de funcionar em dias nublados e chuvosos, a eficiência de captação e conversão da energia solar em energia elétrica reduz em dias pouco ensolarados.

3.      Armazenamento x Ligação direta com a rede de distribuição

O sistema ideal de energia solar é aquele onde o sistema é ligado diretamente na rede de energia elétrica. Ainda que haja formas de armazenamento em baterias, trata-se de processo bastante caro.

Estando ligado à rede de distribuição o sistema poderá “exportar” a energia excedente, e assim, também haverá a possibilidade de conseguir benefícios com os créditos de energia gerados.

4.      Ocupa mais espaço

modulos solares de alta performance

Como a geração da energia solar depende da instalação de painéis, quanto mais energia você quiser gerar, maior será o espaço necessário para instalação dos painéis.

Mesmo assim, existem 3 ótimas soluções para essa questão:

1 – Instalar os módulos solares em mais de um telhado, se tiver disponibilidade no local;

2 – Instalar os módulos solares em estrutura sobre o chão, muito utilizado em zonas rurais;

3 – Alugar um espaço em um local diferente para gerar a energia e com isso ganhar o crédito para usufruir em seu benefício.

5.      Financiamento

Antigamente não haviam tantas formas de financiamento do equipamento de energia solar. Hoje em dia diversas instituições já realizam esse procedimento.

Existem razões para a energia solar ter se tornado uma das mais populares formas de energias renováveis do mundo.

Após o período de criação e evolução do formato dos módulos solares houve um aprimoramento da tecnologia e a energia solar se mostrou extremamente benéfica, e não apenas para o meio ambiente, mas também financeiramente, sendo considerada atualmente em energia eficiente e limpa.

Conclusão

O aproveitamento da energia solar, está evoluindo com o passar dos anos, e hoje quando comparamos, é muito melhor do que outras formas de geração de energia.

Cabe a você, interessado na utilização de um sistema de energia solar, fazer a avaliação do que melhor atende as suas necessidades, lembrando que para isso é preciso pensar também no longo prazo.

A cada dia está ficando mais caro utilizar a energia fornecida pelas concessionárias que operam as redes de transmissão de energia elétrica no Brasil.

Existe umaevidente necessidade de buscar por novas fontes de geração de eletricidade, e cabe a cada um decidir qual o melhor momento de buscar uma alternativa.

Será que já chegou o seu momento de mudar? Vale a pena avaliar o custo benefício.

Compartilhe em suas redes sociais:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

MATRIZ: Rua Custodio de Melo, 54
Liberdade – Belo Horizonte – MG
(31) 99522-1214

FILIAL: Av Pres Tancredo Neves, 420
Centro – Cláudio  –  MG
(37) 99963-6294